quarta-feira, 27 de abril de 2011

Purê de mandioca...

IMG_4460-2

Eu adoro mandioca e na dieta que eu estou fazendo tem um dia que o almoço inclui uma porção...
O pulo do gato está em cozinhar a mandioca com um pouco de leite também, que é para ela dar uma clareada ...

Deixei a mandioca (aipim ou macaxeira) de molho na água por uns 10 minutos, cozinhei em 2 partes de água e 1 de leite, sem sal (o sal endurece), por 10 minutos na panela de pressão. Drenei e amassei com um garfo, temperei com sal, orégano e azeite e pronto! O azeite é que vai dar a amolecida no purê, se você quiser colocar um pouco de leite ou margarina, vai em frente, como eu estou de regime não posso ficar colocando muita coisa...

Só uma dica para você escolher a mandioca (aipim ou macaxeira)... você deve olhar as pontas que geralmente já estão cortadas para não ter manchas pretas, deve estar branca uniforme. A casca deve se soltar com facilidade e deve ser firme, mas ceder um pouco à pressão dos dedos quando apertadas...

A mandioca deve ser consumida logo após a compra, pois estraga rápido. Se as raízes estiverem inteiras, não devem ser guardadas por mais de dois dias. Se já cortadas, descasque e coloque na geladeira numa vasilha com água. Se quiser congelar, descasque, seque-as e coloque em um saco plástico no congelador.

Além de tudo, faz super bem, porque é boa fonte de energia, não tem proteínas nem gorduras e contém grande quantidade de vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B3 (niacina), além de boa quantidade de potássio.

3 comentários:

  1. Em casa ontem "engordei" o purê de mandioca que virou escondidinho. Não sabia esse truque do leite, e coloquei sal.

    Mas na próxima vez testo com essas suas dicas.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Caramba, tem um tempão que não venho aqui.
    O blog tá lindo!
    E as receitas continuam ótimas!
    Bjim

    ResponderExcluir
  3. Adoro mandioca, e meu almoço ontem foi mandioca cozinha pela sogra com feijão tudo bem amassado auhaua, não podemos misturar os carbidratos =)
    gostei da dica do leite =)

    bjos.

    ResponderExcluir

Adoro receber recados, fico muito feliz com o seu! Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...