sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Mousse de chocolate..mudanças...e Salmonella...

Eu já falei que sou uma pessoa que muda constantemente?? Não? Mas eu sou...  Desde coisas bestas, como a disposição dos itens na minha mesa de trabalho até coisas maiores como mudança de trabalho, de cidade, de casa...

Desde cedo a vida me fez mudar, quando não estava bom, tive que mudar, quando estava bom, tive que mudar também.. e agora mais uma vez é uma fase de mudança... eu fico feliz, de verdade, mas confesso que dá um pouco de medo, né?! Mas que agora meu quarto novo será muito maior... ah será!!!! : )  Depois eu mostro.. rs..

Chega de mimimi e desabafo..rs.. vamos falar do que é gostoso!!!
IMG_7683
Um desses almoços na casa da vó, sabe?!?!
A hora mais esperada é a hora da sobremesa !!!! Dessa vez não foi diferente...

Mousse de chocolate
200g de chocolate meio amargo
1/2 tablete de manteiga
4 ovos
4 col (sopa) açúcar
1/3 xic de água
1/2 col (sopa) conhaque

Pique grosso o chocolate, em uma panela coloque o chocolate, a manteiga e a água. Leve ao fogo baixo, mexendo até ficar homogêneo... reserve!

Na batedeira (ou no muque!) bata o açúcar e as gemas (peneiradas, para retirar a película envoltória e não ficar com cheiro de ovo!!), até ficar um creme esbranquiçado, acrescente a mistura de chocolate derretido e o conhaque.. .reserve! rs..

Bata as claras em neve e incorpore aos poucos na mistura reservada, divida em taças e leve para gelar  por umas 6h... Sirva gelada.

A sobremesa é muito boa, o problema (agora que eu tenho aulas de higiene na faculdade) é o risco de salmonella... né?! Que vamos deixar claro aqui... ela morre qndo é exposta a um calor de 65ºC.. ou seja, por isso que não podemos comer ovo cru!.. sacou?! E ai, se você for pensar.. essa sobremesa só vai ovo cru!!! Como fazer?!!?! Porque não dá para ter controle, já que a salmonella, está na galinha e contamina o ovo, quando passa pelo canal na hora de "botar"...  Então, mesmo que o restaurante ou doceria seja bacana, isso é algo muito difícil de controlar, mas tem uma ajuda!!
Você pode usar ovo em pó.. o único problema é que não sei onde vende... rs.  Mas tem!!  ooooouuu... você pode fazer um caramelo com aquele açúcar que vai misturar na gema e taráaaa até ele esfriar, já tem o tempo necessário que precisa para a eliminar a bactéria.

Sabia que a temperatura da calda de açúcar pode variar de 110ºC a 160ºC?!

Viu só como esse 1,54m de gente é cultura?!?! rs....

Um comentário:

  1. Carol, que delícia de sobremesa!!!! E a mudança???? Conte mais detalhes!!! beijos

    ResponderExcluir

Adoro receber recados, fico muito feliz com o seu! Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...