quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Trio de escondidinho

IMG_8490-2
Escondidinho é uma receita bem comum e sem grandes variações certo? Errado!! rs.. É comum, mas você pode inventar muitas combinações, vou deixar aqui 3 combinações bem inusitadas e deliciosas para você testar em casa.

Sem muita teoria, porque adoramos a parte prática do negócio... rs..
Opção 1 - Escondidinho de batata com curry de camarão
Faz o purê de batatas normalmente (cozinha batata com casca ou sem, de acordo com sua preferência, bate tudo no processador, adiciona um pouco de manteiga para ficar cremoso e leite, acerta o sal e reserva).
Para o curry de camarão, você pode usar essa receita aqui, mas sem o damasco.
Coloque uma camada do curry e o purê por cima, cubra com queijo parmesão e leve para gratinar

Opção 2 - Escondidinha de cenoura e queijo de cabra (chèvre)
Esse é sucesso!! Desse trio é o meu preferido!
Faça um purê de cenouras como o de batata que eu falei acima e reserve.
Para o recheio misture 100g de queijo de cabra, 50g de cream cheese e 100g de nozes picadas grosseiramente ( daquele tipo de deixa pedaços para mastigar e fazer "croc", adicionando uma crocância na textura cremosa do purê de cenoura). Em um recipiente coloque essa mistura por baixo e cubra com o purê de cenoura, adicione queijo parmesão e leve para gratinar.

Opção 3 - Escondidinho de mandioca e ragu de cogumelos
Adoro a textura do purê de mandioca, aquela coisa meio puxa puxa... rs.. eu costumo colocar 1 col de sopa de creme de leite fresco, para ficar ainda melhor, mas não precisa .. é preferência minha mesmo. Cozinhe a mandioca e bata tudo no processador, reserve.
Para o ragu:
15g de cogumelo porcini seco
450 de cogumelo paris fresco,shimeji ou shitake fresco
4 col sopa de azeite de olive
1 dente de alho picado
1 col sopa de farinha de trigo
sal e pimenta
ramos de tomilho
 Coloque os cogumelos secos em uma travessa e cubra com água quente fervente. Deixe hidratar por 20min. Coe a água em uma jarra (dica: o cogumelo tem sempre uma areia fininha que fica, coloque uma folha de papel toalha na peneira que usar e veja que os grãos ficaram todos presos lá). Lave os cogumelos e reserve.
Doure o dente de alho no azeite e acrescente os outros cogumelos frescos. Vai soltar bastante água e quando metade já tiver evaporado, acrescente a farinha de trigo polvilhando sobre a mistura, os cogumelos porcini e a água reservada. Misture e mexa por uns 5 minutos ou  até os cogumelos dourarem e a metade do líquido tiver evaporado. Acerte o sal, coloque a pimenta e os ramos de tomilho.

Coloque essa mistura em uma travessa, cubra com o purê de mandioca, acrescente parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.

Você pode servir qualquer uma dessas opções como prato principal, ou fazer como essa opção, onde eu montei porções individuais de cada combinação diferente, fazendo um pequeno menu degustação.

Beijos

7 comentários:

  1. Carol, babei agora...to louca pra fazer!! Ótimas dicas e o melhor de td é são simples!! Parabénsss pelo blog e muito mais sucesso!!

    Bjusss, Tati.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado, espero que passe por aqui sempre! Beijos

      Excluir
  2. Não tenho dúvidas de que os três são deliciosos, mas vou fazer primeiro o Escondidinho de cenoura com queijo de cabra... Detalhe... o marido também vai babar!!! rsrs
    Mais uma vez, parabéns!
    Beijosssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tama, todos são muito bons, mas esse é o meu preferido!, Faça e me mande fotos, quero saber oq vcs acharam! Beijos

      Excluir
  3. Oi Carol, vou ter uma dinner party la em casa na sexta e buscando inspiracoes no seu blog acho que vou server o escondidinho numero 3.. preciso agora so pensar num acompanhamento… vou te mandar fotos quando ficar pronto… muito obrigada pelo Blog que ja esta adicionado aos meus favoritos beijos Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cá, fico feliz que tenha vindo aqui pegar inspiração, que honra! Acho que é uma ótima escolha, sem contar que você pode deixar tudo semi preparado e finalizar na hora, assim não fica cheia de coisas para fazer na cozinha e pode curtir com os amigos. O escondidíssima geralmente é um prato único, o que eu sugiro é fazer uma entrada bacana, uma salada cheia dee coisas, com folhas, verduras, nuts, umas lascas de queijo, servida com um molho agridoce ou o tradicional vinagrete (sal, azeite e vinagre) mas com uma colherada de geléia de frutas vermelhas na salada, oq vc acha?

      Excluir
    2. Amei a sua sugestao... comprei os potinhos individuais e vou fazer porcoes individuais e 1 tray unica grande pra congelar e ja ficar pronta, vou te mandar a foto e a colherada de geleia de frutas vermelha na salada foi a Dica "Winner" da semana
      obrigada

      Excluir

Adoro receber recados, fico muito feliz com o seu! Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...