sábado, 19 de maio de 2012

Carolinas...Profiteroles.. Éclair..Paris-Brest.. como preferir...


DSC_0123

Desde sempre eu convivo com aquela piadinha besta.. "Hum.. estou com vontade de comer uma Carolina.." acompanhada de um olharzinho de canto, meio maldoso, sabe?! Eu hoje nem ligo mais.. ainda respondo.. "Está certo, tem que comer mesmo.. Carolina é gostosa pra caramba.."... é besta, eu sei.. mas e daí?! rs..

Eu não sou muito fã de doces e acho que as Carolinas tradicionais que são comercializadas nas padarias, são enjoativas, a combinação doce de leite+chocolate é um excesso de doçura para o meu paladar. Eu gosto muito da versão salgada, que usa a mesma massa mas é recheada de um creme branco bem grosso e um pouco de requeijão cremoso.. nossa, me acabo nessas!

Por falar em massa.. é uma massa clássica, que tem que ser primeiro cozida (lembra uma massa de coxinha), para depois ser assada. A mesma massa pode ser chamada de diferentes maneiras, por conta do seu formato..

- Profiteroles (Carolinas) - formato redondo, recheada de sorvete e coberta com calda quente de chocolate
- Éclair (bomba) - formato comprido, recheado de cremes diversos e cobertos com fondant ou chocolate.
- Paris-Brest: formato de uma rosquinha, recheado de creme de amêndoa e coberto com açúcar de confeiteiro.

Aqui eu vou deixar a dica da massa e do fondant, depois eu falo do recheio..

Ingredientes massa:
250 ml água
100g manteiga
150g farinha de trigo peneirada
4 a 5 ovos.


Em uma panela adicione a água e a manteiga, deixe derreter e levantar fervura.  Abaixe o fogo e adicione toda a farinha, misturando rapidamente. Cozinhe até que a massa esteja  soltando da panela (tipo brigadeiro).

Coloque a massa na tigela da batedeira e espere atingir uma temperatura morna (não vamos cozinhar os ovos, certo?!) para poder bater com o batedor leque os ovos, um a um, até que a massa atinja um ponto chamado de "fita" , que é quando a massa, ainda firme, escorre do batedor formando uma fita.. dá para entender?? rs...

Depois de tudo isso, coloque em um saco de confeitar e com o bico liso e faça pequenas bolinhas sobre assadeiras levemente untadas ou tapete de silicone. Leve ao forno aquecido a 180º, por aprox 30 minutos.

Ingredientes fondant:
250g açúcar  refinado
75ml água
20g Glucose

Levar ao fogo todos os ingredientes, deixar esfriar e levar à batedeira. Bater vagarosamente com a raquete até adquirir consistência cremosa e coloração branca.

Depois disso, você recheia a massa com o creme de sua preferência e banha o topo com o fondant, fazendo 3 camadas.



Um comentário:

  1. Posso roubar um? Vai ser rápido e ninguém nem vai perceber. hehehe


    Eli

    ResponderExcluir

Adoro receber recados, fico muito feliz com o seu! Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...