segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Torta de cogumelos




.

Quem me conhece sabe que mudei de São Paulo no ano passado, depois de muita dúvida, prós e contras pesados, optamos por vir morar no Nordeste. No começo, assim como qualquer ciclo da nossa vida, sofri com o término. São Paulo foi minha casa desde muito tempo e ilusoriamente tinha uma "vida" por lá, mas isso passou rápido, bem rápido.

Logo me acostumei com a rotina de brincar o dia todo com a minha pequena, de poder ensiná-la o valor de um pôr-do-sol, de uma pitanga azeda colhida na cerca do vizinho, de um caju colhido com muito esforço disputado por passarinhos, do sabor de um coco fresco direto do pé no quintal de casa e o mais importante: do inalador guardado no fundo do armário sem nunca mais ser usado.

É muito diferente, quase nunca saímos de casa, uma vez que a rotina é basicamente a mesma e não envolve muita coisa externa, não temos quase nenhuma atividade de consumismo exceto o mercado e a farmácia, de vez em quando comemos um doce no sábado à noite, mas com tudo isso, estamos mais felizes.

Confesso que não sinto falta de SP, não mesmo! Sinto falta de algumas coisas bem pontuais que não existem por aqui. Como profissional de comércio exterior que fui, sei que a logística interna do nosso país ainda é muito fraca e sei quão difícil é para um creme de leite fresco chegar na prateleira de um mercado aqui na Paraíba... ou uma Schweps Citrus...rs..

Fato é que por um milagre e ocasiões beeeem raras, no mercado tinha uma bandeja de shimejis, quase não tão frescos, prestes a embolorar e implorando para voltarem comigo até em casa. Aquilo seria o máximo de cogumelos frescos que eu conseguiria por aqui, a não ser que eu começasse a cultivar uns trocos úmidos em casa... porque aqui chove muito, diga-se de passagem.

Uma bandeja de cogumelos teria que render suficiente para 5 bocas e meia (porque a degustadora mirim, quer experimentar TUDO o que nos vê mastigando por aí), Lembrei de uma receita de torta de cogumelos que eu tinha em algum lugar e parti para fazer o "milagre da multiplicação"...rs..

Como esperado: foi um sucesso!!! Massa rápida, com base de biscoitos, que parece a massa de tortas doces, recheio cremoso e saboroso, sugiro que tentem... ou pelo menos usem essa massa para qualquer dia que quiserem inventar uma torta salgada em casa!


Ingredientes:
15 biscoitos água e sal triturados
1 col. sopa creme de leite light
1 col. sopa de margarina light

100g de shitake (levemente processado)
1 cebola peq processada
100g de cogumelos paris frescos (não tinha, não usei)
20g de salsa picada
1 xic leite desnatado
2 col sopa creme de leite light
3 ovos
1 col sopa de farinha de trigo
1 col sopa de queijo parmesão ralado
noz moscada a gosto
sal a gosto

Modo de Fazer:

Triture as bolachas e passe por uma peneira para reduzir os tamanhos maiores; junte a margarina e o creme de leite. Misture bem até formar uma massa homogênea. Estenda em uma forma redonda com o fundo removível, cobrindo o fundo e as laterais.
À parte, em uma panela refogue a cebola, com os cogumelos e  a salsinha. Reserve.
Bata o leite, os ovos, o creme de leite, a farinha de trigo, a noz moscada e o sal no liquidificador. Junte ao refogado, em um recipiente, mexa bem. Acerte o sal.
Espalhe sobre a massa, e polvilhe o queijo ralado. Leve ao forno médio, para assar, por aprox. 50 minutos,

Beijos!
Carol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro receber recados, fico muito feliz com o seu! Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...