terça-feira, 26 de agosto de 2014

Salmão caramelizado com maçã e mel

salmão

Um jeito delicioso de preparar salmão com uma simples redução  de maçã e mel. Você pode pensar que essa combinação faria o prato muito doce, mas ele adiciona um delicioso sabor caramelizado ao peixe.


Pode fazer essa receita com ou sem a pele do salmão. Se fizer com a pele, vai ajudar a manter os filés inteiros na hora de virá-los da panela, você também pode remover a pele facilmente depois de preparar, porém antes de servir. (Eu adoro a pele do salmão, é tipo um bacon de salmão! rs)

Ingredientes:
1/2 copo de suco de maçã (industrializado ou natural)
1 1/2 colher de sopa de mel
4 filés de salmão
1 Colher de sopa de azeite
Sal a gosto
2 colheres de chá de limão

Coloque o suco de maçã e o mel em uma frigideira pequena e rasa em fogo médio, deixe ferver até que a mistura reduza a metade, deixando você com 1/4 de copo de redução, deixe esfriar uns minutos.

Disponha os filés (com a pele para o lado de baixo, caso tenha deixado a pele) em uma travessa, larga o suficiente para que eles fiquem um ao lado do outro, sem amontoar. Coloque a redução em cima e deixe descansar por 5 minutos, depois vire-os e deixe mais 5 minutos. 

Aqueça o azeite de oliva em uma frigideira, salpique sal no filés e coloque-os com a pele para cima da frigideira bem quente. Deixe por 2 minutos. Enquanto frita, use um pincel para passar mais redução de maçã na lateral do peixe.  

Vire os filés (pele para baixo) e pincele o restante da redução de maçã. Adicione o suco de limão, diminua o fogo e deixe por no máximo 5 minutos, até que o salmão esteja cozido. 

Retire e sirva com a guarnição que preferir, eu fiz com espinafre cozido na manteiga com pimenta do reino, ficou delicioso!!! 

Beijos
Carol
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...