quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Crumble de manga com pêra e molho de iogurte

IMG_3698-2
 Adoro frutas, aqui em casa sempre tem no mínimo 3 tipos diferentes e para ajudar meu sogro sempre nos presenteia com um mamão docinho, um melão que ele achou lindo no mercado..rs.. mas muitas vezes, como somos só em 2 (a Lara come tão pouco que nem conta), as frutas ficam prestes a estragar. Não consigo jogar nada no lixo, nem que vire polpa congelada no freezer, mas alguma coisa tem que virar!!

Por esses dias tinha 2 mangas e 1 pêra pedindo pinico na fruteira e se não fossem usadas, teriam que ir para o lixo, lembrei desse crumble que é um jeito bem gostoso de embelezar uma frutinha, de preferência não muito aguada, porque pode virar uma sopa de frutas... rs.. Fica uma sobremesa gostosa, que pode ser servida quentinha ou fria, vai da sua preferência e usa aquilo que está prestes a estragar.

Piquei então as frutas que eu tinha, manga e pera, mas indico morango, banana, amoras.. só não fica bom com frutas aguadas tipo melão, mamão...
IMG_3675-2
Acrescentei 1 col de açúcar mascavo e 20ml (metade) de limão siciliano. Reservei.

Crumble é uma massa de manteiga, açúcar e farinha que cobre as frutas e depois de ir ao forno fica crocante e douradinha, uma delícia....
Fiz sem medida no processador, mas é aproximadamente 100gr de manteiga, 1xícara de farinha de trigo e 1 xíc de açúcar mascavo. Mistura tudo bem no processador, ele fica uma massa grudentinha, por conta da manteiga, nesse eu também coloquei 100gr de amêndoas picadas grosseiramente, que deu um sabor delicioso na mistura e uma crocância ainda maior, eu adorei!

Cubra as frutas com essa massa e leve ao forno por 30 minutos, até estar dourado. Para servir, misturei 2 colheres de iogurte integral com 1 col de chá de mel para ficar azedinho, queria hortelã também, mas não tinha aqui, então foi sem... Dessa vez comi quentinho, mas prefiro geladinho, no dia seguinte não tinha mais, o Bru acabou com o potinho todo... rs.. isso que o Sr. formiga está de dieta.. ahãm!!



IMG_3690-2

Beijos,
Carol



quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Peito de peru com molho de maracujá


IMG_3649-2 Aqui em casa estamos de dieta... eu, para voltar ao meu corpo antes da gravidez e o Bru porque está achando que está fora de forma. Eu já consegui voltar, mas continuo de dieta para incentivá-lo e porque nunca acho que estou 100% satisfeita...rs.. Acontece que então só tenho preparado comida para o nosso almoço, uma vez que, na janta e no café da manhã tomamos um shake..

Sendo assim, eu acabo indo cozinhar bem tarde, depois que a Lara dormiu, que já comemos e está tudo mais tranquilo. Por ser tarde, muitas vezes a preguiça impera e eu busco fazer algo muito prático e rápido, a maioria dos pratos que eu coloco aqui, são assim, até porque no dia-a-dia é possível fazer algo diferente do arroz, feijão e bife ( nada contra essa combinação), sem passar horas na cozinha... Jamie Oliver sabe bem disso! rs..

Esse prato é mais um desses que se encaixa nesse perfil, na verdade eu nem vou postar "receita", porque é muito fácil e nem tem muito o que falar, mas vou contar o que eu fiz e quem sabe isso sirva de inspiração para algum preparo ai na sua casa, já que o grande diferencial desse é justamente o molho, que pode ser usado com frango ou com o peito de peru, como eu fiz aqui.. O ideal é que seja em uma proteína branca, porque combina mais com o sabor suave da carne.

Eu ia receber amigos para o almoço e como durante o dia o tempo é curto, fiz na noite do dia anterior, para somente esquentar no dia seguinte, ficou fresquinho e gostoso.
O peito de peru eu deixei marinando no vinho branco, com pimenta, sal e alecrim por 5h, Besuntei com uma colher de manteiga e levei ao forno já pré-aquecido por 1h coberto com papel alumínio. Depois que tirei o papel, acrescentei 1 xícara de suco de maracujá concentrado e a cada 10 minutos "regava" o peito de peru e virava, para que todos os lados ficassem bem assados. Tudo isso durou mais uns 40min, até estar bem dourado por fora.

Suei na manteiga uma cebola grande, cortada em pétalas, mas se quiser cortar em cubos, faça como preferir, acrescentei 1 colher de sopa de mel, deixei caramelizar, adicionei 1 xic de vinho branco seco e 1 1/2 xic de suco de maracujá. Reduzi na metade e servi com o peito de peru que estava lindo douradinho por fora e suculento por dentro.

Acompanhado de uma saladinha e um purê de batatas, ficou uma delícia!
IMG_3648-2

Beijos!
Carol


terça-feira, 22 de outubro de 2013

Curry de camarão com damasco e couscous marroquino




IMG_3754-2

Sabe aquelas receitas que você imagina fazer, até se arrisca, mas não acredita que ficará realmente sensacional e acaba muito surpresa com o resultado?? Então, essa foi uma delas.

Já falei aqui, que eu amo frutos do mar, poderia ser o tipo de proteína que eu como todos os dias, camarão e lula são meus preferidos. Essa semana eu resolvi começar com o pé direito e optei por fazer camarão, olhei o que tinha disponível para inventar alguma coisa e saiu esse prato delicioso, do tipo que você não pára de comer até ver o final da panela... (confissões de gordinha). É bacana, que não é pesado e serve também para quem está de dieta, basta usar o creme de ricota light e como acompanhamento ao invés do couscous, usa um arroz integral, fica bom de qualquer jeito..

Bom, vamos ao que interessa... não é difícil, até os mais preguiçosos na cozinha podem fazer e como é rápido, dá tempo de você se programar e fazer ainda hoje na janta..

Primeiro eu fiz o couscous marroquino, de acordo com as instruções da embalagem, 1xic de couscous para 1 xic e 100ml de água quente. Abafei e deixei lá por 5 min, depois disso acrescentei 20ml de limão (meio limão), 1 col de sopa de azeite e 1 pitada de sal. Misturei com um garfo para ficar soltinho e reservei.

Para o curry, suei (termo mais técnico, para refogar.. rs..) 1 cebola média, em 1 colher de sopa de azeite, quando estava transparente, acrescentei 50gr de damascos picados em quadradinhos e 300g de camarões médios já limpos ( no mercado você encontra limpo e pré cozido, pode ser também, só não deixe cozinhar demais para o camarão não ficar duro). Depois de 5 minutos o camarão já está cozido, acrescentei 1 colher de sopa de curry e 2 colheres de sopa de nata. A nata pode ser substituída por creme de leite fresco ou na versão light, por creme de ricota, a textura cremosa e o sabor ficam semelhantes, usei nata porque era a opção que tinha na minha geladeira. Deixa apurar por 2 minutos e desliga.

Sirva quentinho por cima do couscous em um bowl ou em uma cocote, panelinha individual, onde preferir. Essa quantidade é para 2 pessoas comerem bem, mas se quiser aumentar a quantidade, pode aumentar, porque fica bom demais e todo mundo quer repetir!!!

Espero que gostem e que façam!
Beijos!
Carol

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Risotto de abobrinha, paio e queijo coalho com cebolas glaceadas...

IMG_1762-2
Havia tanto tempo que eu não fazia o login no blogger que até a senha eu já tinha esquecido, isso foi um total sinal de desapego e porque não dizer, abandono ao blog.

Tenho até vergonha de contar isso, mas é verdade... esqueci... esqueci a senha, o blog, esqueço de tirar fotos e de se quer, postar alguma coisa aqui, sinal disso é o espaço de tempo desde a última postagem... Não parei de comer... rs.. (embora tenha emagrecido bastante), mas é que eu não acho que as coisas que faço são boas o suficiente para ocuparem um espaço e para fazer qualquer pessoa perder tempo em ler uma "receita", nunca achei que cozinhava bem, sabia?! De verdade... Sendo assim eu fui perdendo, calmamente, o interesse pelo blog.

Comecei esse site com um amor incrível, vejo meus posts lá no começo super empolgados, mal feitos, porém com muito amor.. rs.. mas olhando no geral, não acho que seja algo digno de uma estrelinha (voltando em tempos de colégio, onde uma tarefa bem feita ganhava uma estrela no caderno, lembra?!), porém toda vez que faço planos de cardápio, planejo mil e um posts, faço juras de voltar a escrever diariamente e tentar alavancar a "audiência" do blog, me deparo com uma rotina corrida - agora com uma bebê de 6 meses, uma geladeira sem graça, uma falta de criatividade e preguiça... muita preguiça...

Mas hoje, pela 2987398 vez, eu faço minhas juras aqui em voz baixa, falando a mim mesma.... corro ali pegar um livro ou outro, usar de inspiração alguma coisa e fico repetindo mentalmente que voltarei a escrever, postar.. quem sabe até ser um blog famoso...

Aproveito e agradeço a vocês, pessoas que continuam vindo aqui, seja pela pesquisa do "bolo de polvilho" que de acordo com o google me rende alguns views diários.... ou pelo simples interesse no que eu falo, no que eu preparo, obrigada pela visita e pela paciência... e mais uma vez, como política, faço minhas promessas... rs..  prometo que voltarei a escrever com maior frequência.... rs..

Para comemorar o meu retorno, achei uma foto perdida aqui de um risotto que eu preparei (de acordo com a foto, em Agosto desse ano),  com o que tinha na geladeira ... minha criatividade é tanta que dia de risotto é basicamente dia que eu não quero fazer nada com molho, muito menos feijão e como o Bru não come arroz sem nenhum " caldo" eu faço risotto que já é molhadinho.. há! O toque de "glamour" de hoje veio com a cebola glaceada que é hiper fácil de fazer e traz ao prato um gostinho agridoce que eu adoro..

Para o risotto separei 1Lt de água quente e dissolvi 1 tablete de caldo de legume. Na panela de barro que eu ganhei da minha mãe e que uso pra toda e qualquer coisa... rs... eu derreti 1 col de sopa de manteiga, dourei um paio pequeno e depois acrescentei uma abobrinha picada em quadrados grandes. Logo na sequência coloquei o arroz arborio para risotto, 1 xic de vinho branco seco, esperei evaporar e fui acrescentando o caldo. Desliguei quando o arroz estava quase al dente, joguei 2 quadrados de manteiga geladinha e 2 fatias grossas de queijo coalho cortadas em quadrados menores. Reservei enquanto fazia as cebolas.

Para as cebolas, cortei em rodela uma cebola grande e levei ao fogo com manteiga derretida, até ficar transparente, acrescentei 1 col de sopa de açúcar e 100ml de água e esperei evaporar a água e a cebola ficar douradinha, não usei o vinho porque já tinha colocado no risotto, mas se preferir, use vinho ao invés de água.

Ficou uma delícia, espero que gostem e que continuem dando uma olhada por aqui, hoje vou aproveitar a limpeza na casa e já venho tirar as teias de aranha que anda por aqui... rs..
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...