quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Creme de tangerina com calda de frutas vermelhas

IMG_8361-2
Tempos atrás teve aniversário de uma pessoa querida lá em casa e eu fui escalada para fazer o almoço... Eu fico tão insegura nessas situações, com tanto medo de errar, de não ficar bom, do arroz empapar, de não gostarem.... No final deu tudo certo, a carne ficou no ponto certo, acho que nunca tinha acertado em cheio assim o ponto de um filet!...

O "menu" foi elaborando dentro das preferências do aniversariante, eu sou da opinião de que no dia do seu aniversário você tem direito de fazer tudo!!! Dia 09 de Janeiro é o meu... aguardem! ..rs..
Foi uma coisa bacana, não tão elaborada, mas que ficou delicioso..

No menu tinha mix de folhas verdes, com nozes, lascas de parmesão, tomatinho sweet e um molho francês a base de mostarda dijon...

Risotto de limão siciliano e rosbife ao molho de vinho

A sobremesa era esse creme de tangerina, que está mais para uma mousse mesmo, leve, bem aerada e gostosa com a combinação de ingredientes.
IMG_8360-2

Coisa bem fácil de fazer, caso você tenha tangerinas em casa, ou pode ser mesmo aquele famoooso suco concentrado chamado "Tanjal". Eu particularmente adoooro esse concentrado de suco de tangerina, que era muito tradicional em casa, durante a minha infância. Como o preço do concentrado está muito salgado, eu dei uma improvisada..

Descasquei cerca de 10 tangerinas, triturei no liquidificador, coei o suco. Levei ao fogo para reduzir, juntamente com 2 col de sopa de açúcar refinado. Deixe lá em fogo baixo até que fique mais concentrado, feito isso, reserve e espere esfriar.

Enquanto a tangerina esfria, eu levei ao fogo em outra panela 1 xic. de amoras congeladas, 1 xic. morango congelado, 1 xic de framboesa congeladas + 2 col. de sopa de açúcar + 1 xic saquê... Deixei em fogo baixo até formar uma calda mais espessa.

Bata no liquidificador o concentrado de tangerina, 1 lata de creme de leite, 1 de leite condensado. Coloque em um refratário grande ou divida em taças e leve para gelar.

Na hora de servir, acrescente suspiro grosseiramente picado, a calda de furtas vermelhas e por último um pouco de chantilly. O contraste das cores e das texturas fica ótimo e o equilíbrio dos sabores então... huuummm...

Combina muito com esses dias de calor aqui em São Paulo e com o verão que está ai!!

Parabéns tio!Muitas felicidades!
IMG_8385-2

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Sopa cremosa de brócolis, cogumelos frescos e chia

IMG_8452-2

Não me lembro se já cheguei a falar isso aqui, mas sinceramente, eu não sou boa em fazer sopas... Mesmo na faculdade, onde temos todos os ingredientes bacanas, os "fundos" ou "caldos" especiais e sensacionais.. a sopa sai, mas eu não como falando.. "Noooossaaaaa... está melhor que a da minha nonna".. Não mesmo.. Até porque minha nonna é daquele tipo de pessoa que qualquer "brodo" para capeletti é de tirar o chapéu.. Eu não..

Eu tenho que recorrer a temperos e tudo o que tiver na geladeira que possa dar gosto para quem sabe sair algo bom.. Todos gostam, eu não... Sim eu sou chata...

Tudo isso para introduzir o assunto... o tempo mudou em SP, depois de dias e dias de muito sol, ficou tudo nublado, um ventinho gelado, aquele céu cinza e a geladeira cheia de coisas para estragar. Você chega em casa e a única coisa que vem à cabeça é um caldo cremoso quentinho.. voilá!

Tinha uma bandeja de cogumelos paris frescos prestes a estragar.... um monte de brócolis já refogado, fazendo aniversário na prateleira da geladeira.. Bom,  suei na manteiga meia cebola cortada em fatias finas, acrescentei os cogumelos também fatiados e deixei lá quietinho soltando a água dele.. Enquanto isso, corri para lavar a louça... porque é assim, em casa que mora muita gente, nem todo mundo tem vontade de lavar seu próprio prato e sempre fica louça na pia, o que me dá pavor de ver....

Acrescentei ao cogumelo 1xic de vinho branco seco, os brócolis e deixei lá uns 3 minutos sem mexer... quando reduziu á agua, acrescentei 2 col de sobremesa de farinha de trigo, incorporei bem aos demais ingredientes e acrescentei 500ml de caldo de legumes, temperei com um mix de alho desidratado, pimenta calabresa e pimenta do reino, reduzi beeeem o fogo e ficou lá borbulhando por uns 10 minutos.

Tirei tudo e bati no processador, voltei à panela, acrescentei mais 200ml de caldo, 1 col de requeijão cremoso, um pouco de noz moscada e um pedacinho de queijo ralado... Deixa em fogo baixo, fervendo mais uns 10 min.

No total em 40 min o creme estava pronta, a louça lavada e eu e minha pequena encantadora de corações que está aqui dentro de mim esperneava ... acredito que era fome...

Para dar uma enriquecida no creme, nutricionalmente falando, salpiquei sementes de chia por cima, um fio de azeite trufado e me esbaldei no pote!

Delícia de creme... mas não como os que a minha vó faz!

IMG_8454-2
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...