quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Camarão ao molho de vinho tinto.


Comidinha leve que fica pronta super rápida, no melhor esquema "usando o que tem na geladeira".... Limpei cerca de 300gr de camarão (porção só para euzinha...), cozinhei com água e sal, reservei.
Refoguei meia cebola picada, 2 tomates bem maduros (com pele e tudo), 1 dente de alho, quando secou a água que solta naturalmente do tomate eu adicionei o sal e o açúcar (para acertar a acidez) e o camarão, deixei pegar o gosto até secar o suficiente para começar a grudar na panela, somei uma xícara de vinho tinto (não me lembro qual tinha na geladeira), deixei lá no fogo baixo até evaporar quase tudo, ficando um molhinho e o camarão escurinho. Apaguei o fogo, adicionei salsinha e deixei tampado por uns 2 minutos.
Servi com arroz braco e ficou delicioso!!!

Frango com funghi e shitake

Como eu disse antes, eu ando muito enjoada de frango, estou praticamente ciscando já... de tanto que eu comi frango esses últimos tempos, por conta da dieta. Eu estou evitando mas não teve jeito, o peixe estava congelado e só tinha frango....
Bom, tinha que fazer algo muito gostoso para eu conseguir comer, foi quando inventei esse aqui, que ficou delicioso!!!!!!!!
Deixei de molho o funghi porcini secci e o shitake seco, hidratando em água morna, em uma frgideira com um fio de azeite aromatizado com tartufo bianco eu refoguei uma cebola até ficar translúcida, depois um dente de alho e o frango (pré-cozido e desfiado que tinha na geladeira), enquanto fritava, fatiei finamente os cogumelos e adicionei ao frango, como eu tinha apertado bem antes... não soltou muita água,acertei o sal, coloquei pimenta do reino moída na hora e adicionei 1 xic de sakê. Deixei reduzir, quando estava um creme adicionei 2 col de sopa de creme de leite (o normal mesmo... de caixinha), misturei bem e apaguei o fogo. Adicionei uma boa dose de salsinha e de cebolinhas picadas e pronto!!! Delicioso!!

Coalhada seca

Se tem uma coisa que eu amo e como até de colher é isso. Vez ou outra me dá cinco minutos e aquela vontade louca de comer coalhada, quando eu estou com preguiça vou correndo até o Habib´s mais próximo e compro logo 3 porções, para garantir que a vontade será liquidada... RS.. Mas quando eu não estou com preguiça (nem lombrigas desvairadas... RS.. ), eu vou até o mercado, compro 2L de leite tipo A (fazenda, ok?!), um copinho de coalhada (eu prefiro a da VIGOR), volto correndo pra casa.

Fervo o leite e deixo amornar, não tenho termômetro em casa, a temperatura ideal é quando você coloca o dedinho (lave antes, pliiiiiiiisssssss) dentro da panela e consegue ficar 10 seg lá dentro. Tá, isso pode parecer meio nojento, mas pensa só: eu lavo as mãos, eu não tenho termômetro em casa (acho isso frescura d+) e a coalhada é pra mim!!!!!!!!!!!!!! Então, porque não?? Bom, depois que achou a temperatura ideal, misture o copinho de coalhada,tampe bem a panela, enrole em um cobertor (ou toalha) e deixe no forno desligado por 12 horas, pode ser qualquer outro lugar quentinho, mas é que no forno não atrapalha em nada, NE?!

Após as 12h você verá a coalhada pronta, eu deixo uma porção fresca assim para comer de manhã com frutas e cereal, outra parte eu seco. Coloco um pano de prato fino dentro de uma peneira e jogo a coalhada lá, deixo na geladeira por mais umas 5h, porque eu gosto dela bem sequinha. Fica uma delicia!!! Pouco ácida, mas muito saborosa. Eu amo comer com torrada ou pão integral, flor de sal e umas gotas de azeite. Adoro!!!!!!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Papilotes da nonna

Minha avó apareceu há um tempão atrás com essa receita, que ela nem se lembra de onde pegou... Enfim, eu sei que depois dessa fantástica “descoberta” já comemos muitas vezes, porque além de ser algo extremamente fácil é delicioso!!! Além de permitir zilhões de variações, de acordo com o que você tem na geladeira.

Tem uma “base” da receita, que é alguma carne, vegetais ao seu gosto e macarrão. Minha tia fez essa no fds, na porção “pedreiro”. Você também pode fazer com peixe, no caso você o coloca cru, temperadinho com sal e limão. O prato é feito por etapas:
- Refogue a carne com cebola, alho e temperos a seu critério. Cozinhe até ficar bem macia, reserve.
- Cozinhe por poucos minutos (até amolecer) em água com sal a abobrinha ralada e a cenoura, reserve.
- Refogue o shimeji na manteiga, com um pouco de sakê e reserve. Faça o mesmo com o alho poro, mas não use o sakê.
- Cozinhe o macarrão de sua preferência em água com sal.

Para montar, corte quadrados de aprox. 40cm de papel alumínio e siga a seqüência: carne, macarrão abobrinha, cenouraalho poro, shimeji tomate picado cru manjericão 1 col de sopa de azeite e 1 col de sopa de vinho (preferencialmente branco seco, mas vale o que tiver na geladeira). Feche o papilote leve ao forno pré-aquecido por uns 10 minutos. Cuidado ao abrir o papilote, o vapor vem todo na sua cara...rs... acrescente queijo ralado, misture tudo e se delicie!!!!! Sério que você não consegue comer somente uma!!! A não ser que seja a versão “mestre-de-obras”... RS...

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Nem sempre dá certo: Panna cotta tenebrosa!

Há tempos que eu vinha muito querendo fazer uma panna cotta, afinal as fotos que se encontra por ai são lindas e eu tinha uma deliciosa geléia de jabuticaba na geladeira que eu imaginei combinar muito bem com o tal creminho...

Aparentemente não é difícil (talvez nem seja mesmo, eu é que sou cabeçuda...rs..) dei uma olhada em algumas receitas e cheguei a conclusão de que precisava de coisas simples: creme de leite fresco, hortelã ou baunilha, açúcar e gelatina sem sabor...

Tudo o que eu fiz foi ferver o creme de leite com açúcar e folhas de hortelã para dar um sabor, depois de fervido, eu deixei esfriar, dissolvi a gelatina em pó e misturei ao creme de leite, quando este estava morno.... Mas acontece que eu (anta) misturei um pacote inteiro de gelatina, para menos de 250 ml de creme de leite (fala se não é muita esperteza para uma pessoa só?!) hahahaha... bom, o negócio ficou duro como pedra e além de tudo com gosto de nada, de creme de leite fervido...
Ficou horrível!!!! Ah, sem contar que quando eu “desenformei” a gelatina tinha ido toda para o fundo, ficando totalmente dividida.... desasatre total!!! Mas eu não desisti, na próxima eu pego as medidas exatas, para não falhar!!!
Obs: Nem as fotos ficaram boas, minha câmera tinha sumido, tive que me virar no cel mesmo, fala se não tem dias que tudo está do avesso??? RS...

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Penne com melão e presunto cru

Em plena quarta-feira um convite para jantar.... Me dei muito bem!!! Comi uma massa, que sinceramente, está entre as melhores já experimentadas. A harmonia entre o adocicado do melão e o sabor do presunto cru, junto com a cremosidade do "molho" fazem desse prato algo divino!!!
Claro que não fui eu quem fez.... Não estou nesse "nível" de criatividade... Rs.. Fiquei com a parte das fotos, parte mais fácil, hun?!
A prática é fácil, receita rápida e deliciosa, do jeito que eu adoro!!
O único problema é que não temos medidas.. Rs.. Pq quem manda bem na cozinha vai no "olhômetro"!!!
-------------
- Penne pré-cozido na água com sal e azeite
Nota: Boa italiana que sou, fui educada a nunca cortar o espaghetti nem lavar qualquer massa, mas ontem aprendi que lavando a massa, você interrompe o cozimento da mesma, evitando assim que passe do "al dente" e fique molenga.. Esse pessoal que estuda gastronomia não é mesmo o máximo?!?!?
- 1 bowl pequeno de melão cortado em pedaços
(vai de cada um a quantidade de melão, dê preferência aos mais maduros o adocicado do melão é fator muito importante aqui!!)
- creme de leite fresco (umas 2 xicaras)
- 2 colheres de chá de massa de tomate (aquela bem consistente mesmo, sabe?!)
- 1 col (sopa) de manteiga
- suco de 1 limão
Fatias de presunto cru (cortado beeeeeeem fininho)
Sal e pimenta do reino.

Em uma frigideira, wok ou onde você preferir.... Aqueça um fio de azeite e doure o melão.
Ele forma um caldinho....Adicione o creme de leite, o suco do limão...a massa de tomate e misture bem...

Deixe aquecer para depois colocar a manteiga, o sal e a pimenta (capricha aqui, hein?! ).
Reduza até ficar uma mistura cremosa.
Enquanto isso pique grosseiramente (com a mão mesmo) o presunto cru .... BASTANTE presunto!!!!
Acrescente o macarrão (lavado é melhor.. Rs..).
Mexa beeeeeem até que todo o macarrão esteja envolto no molho...
Despeje em um prato decore com o presunto cru.
Bastante presunto!!!!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Bicuit, Bisquet ou Pão americano

Certa vez eu conheci uma vozinha muito especial, daquele tipo que tem cabelos bem brancos como a neve, olhar azul claro cheios de ternura, mãos repletas de marcas da vida difícil... Essa mesma vozinha com muita paciência um dia me ensinou a fazer "bisquet", que são pãezinhos americanos (de acordo com informações dela) deliciosos, perfeitos para comer quentinhos com um chocolate quente ... Hum..... Nesse dia eu peguei a receita, mas por ironia do destino a perdi, há tempos que eu tento encontrar na internet alguma coisa parecida e acho que eu consegui, mas o meu ainda não ficou exatamente igual ao dela, terei que praticar mais algumas vezes.... --------
2 xic (chá) farinha de trigo peneirada
3 col (chá) fermento em pó
1 col (chá) sal
1/4 xic (chá) gordura vegetal ou manteiga gelada - eu fui de manteiga
2/3 xic (chá) leite gelado
Manteiga derretida para pincelar

Em um bowl coloque a farinha misturada ao fermento e a manteiga gelada em pedacinhos, esfregando a mistura com as mãos até fazer uma farofa. Junte o sal ao leite (tinha esquecido disso e joguei o sal lá com a farinha..rs..) e despeje sobre a farofa, misturando rapidamente. Fica uma massa feiosa, mas o truque desse pãozinho é justamente esse, não pode amassar!!!!! Achate a massa sobre uma superfície enfarinhada, até atingir 1,5cm de algura e corte rodelas com um copo. Coloque em assadeira (untada ou coberta com papel manteiga), pincele com a manteiga derretida e leve para a geladeira por uns 15 minutos. No forno pré-aquecido asse por mais uns 15 minutos.
Eu comi com requeijão.... Comi vários!!!!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Polenta com molho de funghi ou de carne (mais um jantar lá em casa)


Como disse.... Teve jantar ontem em casa, do mesmo jeito de sempre: criançada correndo pela casa, cheiro de comida por todo lado, todo mundo falando alto, mas no fundo... Nos entendemos!!!! (eu acho.) rs...
Para vocês terem idéia da bagunça ontem em casa...as receitas eu já coloquei uma aqui e a polenta, não tem segredo, faz de acordo com a instrução da embalagem e mistura uma fatia de gorgonzola junto, só isso!!

(salada caprese)(salada de folhas com mussarela de bufala)(cesta de pães)

(brie e camembert)
(matando a saudade)(polenta com gorgonzola)(nós!!!....)(eu escolhi molho de funghi)

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Com visitas de novo.. (alguém aí é "Silva"??)

Novamente estou com visitas por aqui, desta vez é a minha mãe e o vizinho dela, importados diretamente de Campina Grande -PB.

Ela mudou-se para lá no final do ano passado e desde então nasceu um laço muito forte com os vizinhos, que viraram grandes amigos da família e os dois estão por aqui passeando nessa semana por conta de um curso muito especial. Alguém aí é "Silva" ??


Então, hoje a noite vai rolar um jantar para juntar parte da família e matarmos a saudade, provável que será macarrão ao molho de funghi (tem um pacote do dito cujo que a tia trouxe de viagem da Itália na última vez) - eu avisei que era uma receita muito típica na minha família.

Para não fazer um post repetido (já falei sobre o tal macarrão), deixo aqui uma receita que está na minha lista de "quero fazer"... Sabe?! Aquela típica listinha quilométrica que você quase nunca consegue riscar um item, mas sempre adiciona no mínimo uns 3 todo dia (no meu caso, no mínimo10..rs..).


Receita retirada de um lugar que eu adooooro!!!


Macaroni & Cheese ( na versão feita em casa..)
(foto daqui )

250g de macarrão cozido
4 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/4 colher (chá) de sal
1/8 colher (chá) de pimenta-do-reino
2 xícaras de leite
3/4 xícara de queijo Cheddar ralado em ralo grosso


Em uma panela pequena, derreta a manteiga em fogo baixo. Acrescente a farinha e misture até incorporar e borbulhar. Acrescente o sal. Aos poucos, acrescente o leite, sem parar de mexer. Continue cozinhando, mexendo sempre, até engrossar. Acrescente o queijo e continue a cozinhar e mexer apenas até o queijo derreter. Despeje o molho de Cheddar sobre o macarrão cozido e misture bem. Serve 4 pessoas.

Boa semana para vocês.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Blog de cara nova!!!

Aeeeeeeeeeeeee
Olha que gracinha que ficou!!!!
Quebrei a cabeça, praticamente *fundi* o cérebro, mas aqui está o blog bem mais com a minha cara: FELIZ!!!!
Espero que gostem, se acharem que outras cores ficarão melhores, por favor, avisem!!!! Adoro sugestões.

Bjos!

Penne ao molho de camarão e alho poró

Tenho várias coisas a declarar:
- Estou enjoada de frango!!!
- Amo alho poró!!
- Não posso mais ficar sem saquê na cozinha!!!!
Pronto, falei... rs.. agora eu posso continuar...
Com base nas informações acima eu rumei ao Pão de Açúcar ( eu amo aquele lugar e tem um bem no final da minha rua!!! Que coisa, não!? ) com a difícil tarefa de pensar em algo para comer. Sempre vou elaborando as idéias partindo de um ingrediente principal, no caso: camarão! Eu não estou podendo ver frango na minha frente, nem se for com muito creme de leite... rs.. então eu fui de *peixe*, já que só vale carne branca.
Parei na frente do balcão e o simpático funcionário Paulo me diz " Oi mocinha!! Você sabe o que vai querer hoje?!?!" Eu: "Como sempre não, eu fico aqui olhando para quem sabe ter alguma idéia! Se bem que hoje eu estou com vontade de camarão!" ... Ele sorriu e rapidamente embrulhou uma porção de uns que já estavam cozidos (adoro a praticidade!!!)...
Cheguei em casa e vi o que tinha sobrando na geladeira, até aí eu já tinha decidido que queria macarrão, o resto foi fácil.
Limpei o camarão (arranquei a cabeça, casca e a caquinha das costas), piquei tudo e reservei. Esquentei um nada de manteiga, refoguei 3 dentes de alho, o resto do alho poró que eu tinha feito no dia anterior, somei o camarão, 1 col de chá de páprica picante e deixei lá! Adicionei 1xic de saquê (A GRANDE SACADA da receita - amei!!!!), deixei evaporar, 1 col de requeijão (light da Elege- meu preferido!) para dar uma cremosidade... 2 col de creme de leite e no final um pouco de leite porque estava muito grosso.
Nessa altura do campeonato, o penne já estava cozido al dente com sal e implorando por aquela mistura de camarão....
Nossa!!!! Ficou ma-ra-vi-lho-so!!!!!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Panqueca americana

E chove novamente em SP!!!! Affe.....
No feriadão estava animadíssima para preparar coisas que eu geralmente não tenho tempo durante a semana, estava morrendo de vontade de comer panquecas, mas não as panquecas normais que se encontra por aqui... Eu queria "aquela" panqueca que eu comi no IHOP (international house of pankaces) quando eu morava no EUA.... * suspiros*
Eu PRECISAVA!!!! Quando eu encano com uma coisa, não tem santo que tira isso da minha cabeça .... Rs..
Procurei muito até encontrar uma receita que talvez pudesse chegar perto daquele meu ideal de panqueca..... E chegou!!!! Até as bolhas na panqueca ficaram iguais, uma pena eu não ter maple syrup na dispensa, fui de manteiga e geléia de jabuticaba ... Matei quem estava me matando e tive um momento nostálgico delicioso.... Saudades.... Para fazer 9 panquequinhas deliciosas!!!
- 1 xic farinha de trigo
- 2 col (sopa) açúcar
- 1 col (chá) fermento em pó
- 1 col (chá) bicarbonato de sódio
____________________
- 1 pitada de sal
- 1 ovo batido
- 2 col (sopa) óleo
- 1 xic. Leite
Gotas de baunilha
Misture os secos e os molhados separadamente, depois misture os secos com os molhados. Aqueça uma frigideira e unte com manteiga, use uma concha pequena para dosar a panqueca. Como ela fica mais grossa e alta, na hora de virar eu usei uma espátula, fica mais fácil.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Frango desfiado ao perfume de lima da pérsia

Para o meu próprio bem e satisfação pessoal, estou de volta à minha dieta (eca!) e comecei com essa comidinha, zero de gordura e muito saborosa...
- Refogado de alho poró ( o dito cujo picadinho em rodelas, com um nada de manteiga, flor de sal e pimenta do reino)
- Frango desfiado (pacote pronto do congelador), com 3 dentes de alho fritinhos, sumo de 3 limas da pérsia, uma colher de sobremesa de açafrão da terra (pq ele estava meio pálido), flor de sal e salsinha... só inverte a ordem do alho... e deixa secar bem o sumo da lima.
- Arroz integral
Porque o verão está chegando e até tatuagem nova eu fiz... hahahaha
Segue o que eu vi hoje cedo, até a florzinha estava com preguiça de colocar o "nariz" para fora, voltei correndo até meu quarto e tive que registrar a cena, estava lindo!! Todas as flores fechadinhas... rs..

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...